recent posts

banner image

Você [Caroline Kepnes] - Um livro e uma série para começar agora

Nada como começar o ano com uma resenha nova aqui para o blog, não é? Hoje vou comentar sobre um livro e uma série da Netflix que me prendeu nestes últimos dias: Você. A série foi baseada no romance de mesmo nome de Caroline Kepnes, publicado no Brasil pela Editora Rocco. Em ambas as mídias, fui surpreendida em muitas cenas, devido às diversas reviravoltas que a história tem.

Óbvio que o livro e a série tem diferenças, algumas bastante grandes. Contudo, o que era essencial na obra escrita está ali. Há algumas mudanças que foram essenciais para que pudesse haver um gancho para os próximos episódios que estão por vir.



Na série de televisão, o Joe, nosso personagem-narrador, é um pouco mais humanizado. Apesar de toda a loucura dele, o rapaz ainda consegue se preocupar com a família vizinha e, principalmente, com a criança que mora ao lado, o Paco. Ele aparece em vários momentos tentando mostrar um lado bom ao pequeno, inclusive, incentivando o hábito da leitura.

Por outro lado, na história escrita de Você, não há o Paco, nem mesmo a família vizinha. Tudo é narrado sob o ponto de vista de Joe. Sabemos o que ocorre através da imaginação dele e dos e-mails que ele lê escondido.





Para quem não sabe, Joe é um psicopata, louco. Ele se apaixona à primeira vista por Beck. Ela é uma garota de 24 anos, aspirante a escritora e cursa mestrado em Nova Iorque. Ele a persegue, segue todos os passos dela. Consegue espiá-la e, até mesmo, invadir a casa dela. E tudo o que ele consegue é através das redes sociais. E isso nos faz pensar sobre o quanto de nós expusemos da internet.

Todos os atos de Joe são justificados pelo "amor". Ele diz fazer tudo o que faz para proteger Beck. Pois, para ele, Beck deve ser única e exclusivamente dele. Qualquer um que ultrapasse o caminho deles acaba sendo punido.



Durante a leitura, por muitas vezes, me peguei ansiosa para descobrir quais seriam as reações de Beck ao descobrir tudo o que Joe fez. E eu descobri. E foi um tanto quanto decepcionante.

Quanto aos personagens, com certeza, Joe é o mais intrigante de todos. Queremos entender as motivações dele por ser assim. Beck é uma menina normal, uma jovem que está aproveitando a vida. Ela também é profunda, tem os seus problemas, seus lados bons e ruins. A mais irritante, para mim, é Peach. Assim, como Joe, ela também é possessiva e ciumenta.

Se vale a pena ler o livro? Vale com certeza. Última leitura de 2018 foi para fechar o ano com chave de ouro.

Compre o livro:

Você [Caroline Kepnes] - Um livro e uma série para começar agora Você [Caroline Kepnes] - Um livro e uma série para começar agora Reviewed by Angelica Brunatto on 11:20 Rating: 5

Nenhum comentário:

top navigation

Tecnologia do Blogger.